domingo, 27 de março de 2011

Por que é preciso filosofar?

bom, esse texto foi fornecido por uma fã minha PASOKASPOKPASOK muito revolts com o meu post sobre o meu prof de filosofia, a tal escreveu esse texto e me pediu pra postar, e como eu sou muito bonzinho ai vai ^^


Por que é preciso filosofar?

E se tudo fosse como os nossos pais nos contavam quando crianças? Se tudo fosse tão simples, superficial e explicativo. De onde vêm as flores? De onde vêm as nuvens? De onde vem Deus? Quem são a mãe e o pai de Deus?
            Eu acredito que as crianças são os verdadeiros filósofos, já que, sempre se perguntam o porquê das coisas, sempre procuram resposta para tudo o que vêem, sentem e as coisas que lhes ensinam. Tudo tem um porque, desde hoje em dia, quando nos perguntamos “por que certa pessoa fez isso? O que ela estava pensando nesta hora?” até coisas como “Sabemos que o universo começou com o big bang e etc.. que era uma grande concentração de matéria e tal... mas de onde veio essa matéria?” De algum lugar ela veio é certo, e isso, nos faz refletir sobre a presença de um Deus, um criador, uma fonte de energia.  Dês de esse ponto zero, podemos e devemos refletir sobre os por quês, os grandes acontecimentos, as histórias da nossa existência no universo.
O ser humano evoluiu a tal ponto, que hoje, podemos conhecer um país do outro lado do mundo sem nunca ter pisado lá, alcançar a perfeição, e até mesmo prever o futuro. O ser humano possui criatividade, imaginação, raciocínio e perseverança. Porém, nos obtemos tanto em nossas vidas particulares, problemas pessoais, no nosso sedentarismo da mente e da alma, que não tentamos conhecer, ou pesquisar sobre culturas passadas, mistérios como os das estátuas da ilha de páscoa, o circulo de pedras do Stonehenge ou as pirâmides do Egito. Esta capacidade de pensar, que nos torna únicos, deve ser aproveitada, não com coisas supérfluas da natureza humana, das qual todo mundo passa, entendemos e já estamos acostumados com isso...
Devemos pensar. Pensar de verdade, no que é realmente importante, fora da nossa civilização atual, fora do tempo, das condições. È importante, não só para a construção de um caráter pessoal, como para uma geração de indivíduos mais perseverantes, criativos, motivados e decididos. Porque preciso sim, filosofar.
"Andressa Mueller"

Um comentário: